Assuntos

New Orleans é no Ibira!

por Adolfo Caboclo, 20 de agosto de 2013
, ,

É o seguinte, antes de qualquer coisa, aumenta o som e aperta aqui, malandro!

Como já deu pra perceber, vou comentar sobre mais um ano de Boubon Street Fest, o festival em que a casa de shows Bourbon Street parece tentar se redimir com a sociedade por cobrar preços abusivos em suas entradas, quitutes e bebidas durante todo o ano – nem as libras cobradas no Ronnie Scott’s Jazz Club, em Londres, conseguem superar. Porém devo admitir que eles realmente se esforçam para tal redenção. O festival traz artistas da pesada, diretamente de New Orleans (com um sotaque doidíssimo) e proporcionam anualmente uma das experiências mais agradáveis que a cidade pode nos presentear.

Conheci o evento em 2007, ano em que acabara de voltar a morar em Sampa. Na época eu era residente do bairro de Moema, e a minha amiga Lelê me ligou e disse: “Vamos em um festival de jazz perto da sua casa?” O festival rolava na Rua dos Chanés, na frente da própria casa de shows. Na ocasião fiquei maravilhado com cada detalhe: As bandas, a organização, a segurança, entrada livre, era como se fosse um bloco de carnaval repleto de pessoas estilosas e com uma curadoria musical gringa de primeira. Porém, ano após ano o festival foi atraindo mais e mais pessoas e, agora, em 2013, é realizado em um lugar mais espaçoso, no Parque do Ibirapuera.

IMG_0228

Se por um lado era um charme escutar bandas incríveis em uma ruazinha da cidade, por outro é espetacular escutar jazz no parque, fica com toda aquela “aura” de festival. Presenciei uma área aberta e arborizada repleta de pessoas barbudas, de chapéu e braços tatuados, algumas vezes tropeçamos em toalhas no chão com garrafas de vinho e até comidinhas sobre elas, um cavalheiro com um charuto em uma mão e um cachorro na outra me chamou a atenção, apenas por alguns instantes, porque na maior parte do tempo o barato era fechar os olhos e pirar, até porque o show deste domingo estava fantástico. Começou no final da tarde, com Leroy Jones e Topsy Chapman, depois com a maravilhosa Wanda Rouzan (se liga no vídeo abaixo!) e encerrou com o “novo queridinho”, o Trombone Shorty e o Orleans Avenue.


E o mais legal é que no final de semana que vem, dia 24, tem mais: IMG_0230 2O encerramento do festival será com The Bourbon Street Jazz Quartet, Honey Island Swamp Band e The Soul Rebels, no próprio Ibirapuera (além da semana estar recheada de shows de bandas de New Orleans no próprio Bourbon Street, mas pagos. O de hoje, por exemplo, está R$95,00).

Vale enaltecer também que apesar de outros festivais abertos serem maravilhosos, como o festival de jazz de Rio das Ostras e o próprio Bourbon Fest que rola em Parati, na minha modesta opinião é um tipo de som que combina muito mais com o cinza dos prédios e com o breu da boêmia, do que com a maresia. Tem que ter festivais em cidades menores e cheias de qualidade de vida sim, mas a selva de pedra sem festivais de jazz, fica carente, quase que chora, rs. Assim como eu, quando penso emocionado no show de sábado que vem. Vai ser incrível!

 

 

Adolfo Caboclo

Artista e pugilista. @adolfinhocaboclo

More Posts

Comentários