Bier Fabriek em Amsterdam
Amsterdam está para coffeeshop, canais e red light, assim como praia, carnaval e futebol estão para o Brasil. Verdadeiras referências, mas que sozinhas não definem a cultura local. Para além dos estereótipos Amsterdam é uma cidade cosmopolita, múltipla e com uma grande vocação para a inovação. Além de claro, ser linda de viver.
Várias das mais famosas agências de publicidade do mundo estão baseadas lá, além de também uma forte cena de design e moda. A criatividade parece ser característica intrínseca de Amsterdam. E apesar de pequena (afinal, o principal meio de transporte é a bicicleta), a cidade agrupa uma quantidade enorme de lojas, bares e restaurantes cheios de personalidade.
Em um passeio não planejado, acabei entrando na Bier Fabriek. Um bar que por fora não chama muita atenção, e que apenas exibe uma placa contando que eles fabricam a própria cerveja. Parecia até fechado, com luzes apagadas. Mas tomei a decisão certa e entrei mesmo assim.
Logo depois dos primeiros passos para dentro do bar, percebi o chão super sujo de cascas de amendoim. Perguntei ao bartender “Was there a food fight in here?” e simpático ele respondeu “It’s like this everyday.” Não entendi muito bem e escolhi uma entre os três tipos de cerveja que eles fabricam. Uma loura, uma ruiva e uma negra. Seguindo adiante pelo corredor que leva até a área principal, pude entender a proposta conceitual do bar.
A ideia é deixar nas mesas, amendoim grátis para os clientes, oferecendo-os também em grandes sacos presos na parede. Um petisco gostoso, que já vem protegido naturalmente com sua casca e que faz uma sujeira mesmo para comer. Ao invés de gastar horas limpando, eles assumem as cascas como decoração do lugar e pronto. O que seria lixo vira decoração.
As cervejas são um espetáculo à parte, e algumas mesas, inclusive possuem suas próprias choppeiras. Outro destaque é a decoração, que tem uma pegada industrial, mas sem perder no quesito aconchegância.
Já a frequência é basicamente composta por gente de Amsterdam mesmo. Uma coisa difícil de se encontrar, principalmente se você é turista e não conhece bem a cidade. Para encontrar lugares “legais”, que não abrigam o estereótipo do turista de Amsterdam – jovem estrangeiro, de 20 e poucos anos -, é preciso andar um pouco e sair das áreas mais famosas. E esse é o caso do maravilhoso Bier Fabriek.
E logo na segunda cerveja, tive vontade de conversar com alguém do bar. Expliquei a garçonete que gostaria de escrever sobre o lugar para um blog, e animada com a ideia, ela chamou o gerente logo em seguida.
Muito simpatico, ele me explicou que o Bier Fabriek é novo, tem apenas dois anos, e que o lugar é ponto de encontro para muitas despedidas de solteiro, evento que reúne uma galera fantasiada.
Para comer apenas uma opção, especialidade da casa: O frango marinado assado por 24h. Os clientes podem ver o frango sendo feito na hora, pois a cozinha tem paredes de vidro. Infelizmente naquela noite eu já havia jantado, mas a julgar pela aparência, o frango parecia uma pedida certeira!
E apesar de só ter ido uma única vez, já considero o Bier Fabriek um dos lugares mais especiais da cidade. Pois além de aconchegante e artesanal, ele representa uma das maiores qualidades de Amsterdam: Autenticidade.
Fotos de Fernanda Sigilião, foto de capa do site http://www.bierfabriek.com
Comentários