Assuntos

Firebox – Café político

por Fernanda Miranda, 22 de novembro de 2012

Adolfo Caboclo | Não Só o Gato
Como estudante e futura jornalista, uma das primeiras coisas que procuro fazer ao visitar um país é ver um noticiário ou ler um jornal local. Além do gosto pessoal sinto que essa seja talvez a maneira mais rápida de imergir e entender uma nova cultura. Em Londres, a grande mídia são os jornais The Guardian, The Independent, os gratuitos METRO e Evening Standards, e a “TV Globo britânica” BBC.

Descobri recentemente, porém, um site de notícias não tão famoso, no entanto muito interessante, chamado Counter Fire, e este sim me deu brilho nos olhos. E bisbilhotando as notícias fiquei ainda mais entusiasmada quando vi um projeto deles chamado Firebox.

Adolfo Caboclo | Não Só o Gato
O Firebox é um café político muito charmoso que fica na região de King’s Cross. Isso mesmo, político! O Counter Fire abriu a casa com a intenção de existir um espaço em Londres para se discutir política e incentivá-la a ser mais presente na vida das pessoas. O primeiro passo pra isso é facilitando o acesso: no café há uma prateleira cheia de livros políticos disponível para o público, e quem quiser levar algum deles pra casa é só pagar um valor simbólico de 3 libras. Entre eles têm diversos exemplares de Karl Marx e achei até alguns gibizinhos contando a história do capitalismo.

Fernanda Miranda | Não Só o Gato
Porém a ação mais importante do café é discutir a política em si, ou seja, as palestras. Mensalmente eles publicam no site a programação das palestras, todas gratuitas, que já incluiu a discussão sobre a crise mundial, a possível reeleição de Barack Obama confirmada recentemente,  e ainda terá neste ano um resumo dos principais acontecimentos de 2012 e até uma palestra sobre o significado do Natal.

Participei de uma das palestras neste mês e fiquei ainda mais encantada com o Firebox. O assunto abordado no dia foi sobre o recente confronto em Gaza, e o massacre do povo palestino. Entre os palestrantes estava John Rees, um famoso ativista britânico que participa da organização “Stop the War Coalition”, – grupo britânico contra as guerras injustas pelo mundo – e também um dos fundadores do Counter Fire, a ativista Rafeef Zmoah e Harry Fear, documentarista e ativista, que conversou com a gente pelo Skype direto da Cidade de Gaza contando os últimos acontecimentos (mal dava para ouvir a sua voz na transmissão por causa do barulho dos fogos e gritos comemorando o cessar-fogo entre Gaza e Israel). O Fear, aliás, tem um site muito interessante sobre a vida dele em Gaza, a quem interessar possa.

Fernanda Miranda | Não Só o Gato
Esse foi um dia que tive uma belíssima aula, e me senti realmente privilegiada de estar presente nesse lugar tão bacana com um propósito tão inspirador. Que bom seria se as pessoas parassem um pouco para ouvir e aprender política em lugares como o Firebox, antes de ficar falando e discutindo “achismos” e abobrinhas por aí no Facebook.

Fernanda Miranda | Não Só o Gato

Fernanda Miranda

Recém-formada em jornalismo e editora do Não Só o Gato. Ama história em quadrinhos, os textos da jornalista Eliane Brum, as trilhas sonoras dos filmes do Woody Allen e azeitonas.

More Posts

Comentários