Harrods Food Hall- paraíso gastronômico
De todas as maneiras que Londres nos “espanca” diariamente, o bairro de Knightsbridge, com certeza, é a “porrada” mais elegante. Um dos metros quadrados mais caros da cidade, lá é onde as pessoas usam roupas dignas de um desfile de moda e também o lugar que abriga a mais luxuosa loja de departamentos do mundo, a Harrods. Claro, não estamos aqui para falar da sofisticação do lugar, esta não é a proposta do site. Mas convenhamos que uma loja de departamentos que possui as marcas mais luxuosas do mundo e tem uma galeria de arte abarrotada de obras de Salvador Dalí, Andy Warhol, Claude Monet, Matisse, Renoir, Camille Pissarro, Lorenzo Quinn (incrível) e até mesmo do cantor Bob Dylan, não deixa de ser uma experiência curiosa. Um lugar que instiga com maestria o potencial consumista de qualquer um, com promocionais adornos externos em alusão ao novo filme do 007 e internos que nos remetem a hollywoodianos filmes de natal, definitivamente a atração da casa que nos acertou em cheio – como formigas atrás de açúcar – foi o Harrods Food Hall.
Nosso primeiro round foi na seção de “carnes, peixes e aves”. Vimos na ilha do açougue alguns dos mais belos e exóticos cortes; na peixaria, dezenas de peixes e caranguejos maiores que a minha cabeça (pra você ver como eram grandes); e na parte de aves uma seção de ovos muito interessantes, com ovos de pata e gansa. No meio desta seção também tem uma charmosa routisserie que martelou nosso olfato. Também era possível ver alguns endinheirados levantando taças borbulhantes tanto no Caviar House and Prunier como no Oyster Bar.
“Frutas e vegetais”, local com um mix de produtos que não condizia com a simplicidade do nome. Prateleiras com os mais variados tipos de geleia já nos desnorteavam de cara e, quando percebi, estava emoldurado por algumas frutas nunca vistas antes por meus olhos. Um pequeno lance de escadas no cantinho dava em um bistrô, um local um pouco mais alto. Este resultava em uma visão privilegiada da ilha de frutas secas e nuts, da gourmet grocery e floricultura.
Quando vi o nome da terceira seção, utilizei o tradutor do meu celular, pois apesar da temporada europeia ter aprimorado meu inglês, a língua francesa continua sendo uma terra a ser desvendada.
Levei alguns instantes para entender que “Charcuterrie, fromagerie and traiteur- Boulangerie and pâtisserie” significava algo do tipo: “embutidos/salsicharia, queijaria e tratoria- Produção de pães e padaria”.
Captamos as imagens desta seção mastigando! Ainda com o cantinho da boca com migalhas de farinha de pão, chegamos na última estação. Ai meu coração: “chás e cafés, chocolates e confeitaria”. A decoração de natal tornou o momento ainda mais bacana. As principais marcas de chocolate do mundo, juntinhas, uma do lado da outra, chás com as embalagens mais lindas que já vi e o meu amado vício, o café, com uma gama enorme de grãos para degustar.
Saímos da Harrolds Food Hall um pouco mais apaixonados pelo mundo da gastronomia, com um sentimento, imagino, muito parecido com o do ratinho da animação Ratatouille ao entrar na cozinha de um restaurante, encantados por aromas, gostos e cores. Esse texto deu uma fome.
Comentários