Drive-in: sessão de cinema como nas antigas
Sabe quando passa naqueles filmes da Sessão da Tarde umas pessoas assistindo cinema de dentro de um carro, com pipoca e milk shake na mão?! Pois é! No último sábado, por um convite da amiga Dona Farta, fui em um drive-in desses, o Cine Chaparral, em Osasco!
Pouco antes de chegar no local, passei um bom tempo discutindo com a minha namorada sobre o motivo de cinemas neste formato terem desaparecido. Concluímos que, além de inúmeros fatores comportamentais da nossa sociedade, um ingresso no Cinemark custa R$ 24 e estacionar um carro na Vila Madalena, em um espaço bem menor, custa R$ 30, logo, quem investiria em um cinema drive-in em vez de um estacionamento?
Enfim, para toda atividade de lazer economicamente inviável para a iniciativa privada, existe o Sesc, que é o responsável pelo Chaparral. Inclusive eles tiveram um enorme cuidado com os filmes apresentados. No último sábado, por exemplo, assisti o clássico Tubarão, o primeiro “arrasa quarteirão” de Steven Spielberg.
O legal foi ver o filme da maneira que TINHA que ser visto, “dubladão” mesmo, como se via nas tardes da minha infância. Mas claro que a maturidade nos faz ver tudo de forma diferente. Faz perceber a mão do jovem Spielberg, que foi meio que obrigado a aceitar a direção do filme depois do fracasso de Louca Escapada, que usou a uma trilha sonora sugestiva e bem impactante, em vez de mostrar o monstruoso tubarão branco desde o inicio (ok, nunca saberemos até que ponto que isso ocorreu por limitações técnicas da época). Enfim, o filme, por si só, já fazia o drive-in virar uma experiência incrível.
Para minha surpresa existiram outros elementos que abrilhantaram ainda mais o cinema. Os funcionários do Sesc estavam vestidos de banhistas, e também tinha uma mulher fantasiada de tubarão, fazendo uma série de “presepadas” para os frequentadores. A barraquinha com pipocas e outras besteiras também foi apresentada com um ar BEM setentista. Claro, outra coisa absolutamente atrativa é o fato do ingresso ser de graça! Não gastamos nem um centavo para entrar. Obrigado Sesc! Em um só movimento assisti um filmaço, conheci um drive-in e ainda economizei a verba do sábado de noite! ;)
E parece que mês que vem, tem mais!
Comentários