Holi Festival das Cores em São Paulo
Chuva, frio, dias nublados… O clima em São Paulo nos últimos dias faz parecer que ainda não saímos do inverno. Mas um festival que aconteceu no sábado, 28, deu um jeitinho de lembrarmos que sim, chegou a primavera, e ela merece ser comemorada. O Holi Festival proporcionou à cidade uma explosão colorida, como esperamos que a estação seja, num dia – surpreendentemente – ensolarado.
O Festival das Cores, ou Holi, é uma tradição milenar hindu que acontece todos os anos na Índia para dar as boas-vindas à primavera. O festival se espalhou em outros cantos do mundo e hoje também é comemorado em países como Estados Unidos, África do Sul, Suriname e Bangladesh. Dando suas caras pela primeira vez no Brasil, a versão paulistana foi comemorada no Parque Villa Lobos.
No dia combinado cheguei ao parque depois de algumas atrações já terem acontecido, como a aula de yoga ministrada pelo pessoal do Arte de Viver (que já foi falado pelo Gato aqui), mas a tempo de ver o incrível grupo sul-africano de música eletrônica Goldfish comandando a pista. Sente só o som da música “We Come Together”, no vídeo abaixo, e tente imaginá-la sendo trilha sonora de uma festa incrível, nos gramados do parque com pessoas pulando e jogando tinta colorida por toda a parte. Aliás, a letra da música resume bem o que é o Festival das Cores: “When we come together, no matter the weather, we gonna love each other till the end of time”.
A tinta na verdade é um pó colorido biodegradável, feito a base de farinha de arroz e com corantes orgânicos. O único cuidado que tive que tomar foi com os olhos, mas nada que um óculos de sol não tenha resolvido. Os pós coloridos foram vendidos ao público pelo valor de R$54 ou R$84 para adquirir o kit de pó mais uma camiseta, num sistema de financiamento coletivo. A adesão foi tão grande que o valor atingido superou os 127 mil reais necessários para viabilizar o evento – e detalhe: Este foi o primeiro Holi Festival no mundo a ser financiado coletivamente.
As cores escolhidas para serem distribuídas no kit tinham tudo a ver com a pegada do evento: Vermelho (amor), laranja (positividade), amarelo (alegria), verde (união), azul (paz), roxo (pureza) e rosa (renovação).
E pelo gramado havia criancinhas correndo, jovens dançando, casal de namorados com o rosto todo pintando se beijando, muitos estrangeiros conversando e um pessoal mais afastado fazendo yoga. Todo aquele cenário pulsante dentro do parque me lembrava muito os eventos de verão do Hyde Park, em Londres. Prova de que os paulistanos querem sim colorir a cidade cinza, e estão dispostos a serem protagonistas para que isso aconteça. Nada melhor do que o começo da estação das cores para provar isso.
Comentários