Os dez melhores lugares em SP pra ler um livro
Existem dias em que mesmo aquele seu canto da casa com sua poltrona xodó de veludo verde, aquela sua liberdade contorcionista de deitar ou sentar do jeito que quiser ou aquela xícara de café colocada no chão esperando pra ser chutada, não são suficientes pra te convencer a ler ali um livro. Você quer rua, quer bater rosto com rosto, quer o vento e a brisa na cara e, se você está em São Paulo, não tem desculpas pra dizer que não tem pra onde ir. Selecionei os dez melhores lugares, em uma lista bem pessoal, pra você se jogar com os livros. E, se disse Mário Quinta que “analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”, cegos são aqueles que conseguem ver mas não sabem enxergar as belezas da pauliceia.
1. Café e parque da fundação Oscar Americano
Pra quem busca um lugar tranquilo pra ler um livro é um verdadeiro oásis. O parque, serpenteado por suas alamedas e esplanadas, é recheado de cantinhos pra acalentar as nádegas e devorar o livro. Mas se ainda não te convenceu, o salão de chá é charmoso e vale o risco de borrar as páginas com um pouco de café.
2. Espreguiçadeiras do parque Villa-Lobos
Não podia ser melhor. Você se joga nas espreguiçadeiras, abre o livro e, enquanto isso, ao seu redor, os alto-falantes acalentam sua leitura com um pouco da obra de Villa-Lobos.
3. Sofás da Livraria da Vila do shopping JK
A livraria é regada por sofás daqueles que você tem que se policiar e não achar que está na sua cama. E, quando a cabeça der aquele nó, escorrega pra cafeteria 7 molinos, peça um café e um pedaço daquele bolo de coco. Vai ser feliz, vai.
4. Café Casa das Rosas
No meio do caos e do cinza da avenida mais movimentada de Sampa, fica escondido atrás do casarão da Casa das Rosas um café onde antes era o jardim da casa. Vem com o livro pra cá e alguns trocados no bolso, você não vai querer deixar de provar essas guloseimas do café de babar nas páginas.
5. CCSP
Pra quem vai com o livro debaixo do braço ou pra quem tá atrás de um, ali é o lugar perfeito. O público bem eclético serpenteia pelo espaço todos os dias e a cobertura do prédio é uma boa quando o solzinho tá chamando pra curtir o dia lá fora.
6. Café do Pateo
Vem com seu livro pro marco inicial do nascimento da cidade de São Paulo. No coração do centro da cidade, um jardim banha o café que fica escondido dentro do colégio. Sente no café ou na praça da fonte, tanto faz, qualquer lugar vale a pena. E, ah, agora a dica mortal: arrebente no combo do café com a tortinha de amora com chocolate. Vem na minha.
8. Parque Trianon
Se ler um livro pra você é estar em par com a natureza, vai pra lá! Deixe pra trás a algazarra da avenida Paulista e venha pra esse pedaço de quarteirão recheado de natureza.
8. Jardim do Museu da Casa Brasileira
O solar erguido na década de 40, concebido pra ser a antiga morada do ex-prefeito de São Paulo, Fábio da Silva Prado, hoje é sede do museu. Mas o que interessa mesmo pra gente é o jardim. Extenso e com aproximadamente 200 espécies de árvores brasileiras e várias espécies de pássaros, qualquer canto é uma delícia pra se jogar com um livro.
9. Parque Burle Marx
Idealizado pelo arquiteto/paisagista Burle Marx, aquele que, claro que você conhece, criou os grafismos de ondas mundialmente famosos no calçadão do Rio, o parque hoje é o pulmão do Morumbi. E ler um livro lá não é bom por acaso, você ainda encontra pendurado em varais vários livros esperando pra serem trocados. É o conceito mais puro de biblioteca coletiva, você pega um e deixa outro pro próximo.10. Santo Grão Shopping Higienópolis
Pode soar elitista ou o que for, mas não tem como negar que tomar um café na varanda do café enquanto você lê um livro e acompanhar os transeuntes passeando à passos descompromissados por lá dão um charme todo especial pro momento.
Comentários