50 barbas paulistanas
Já faz dois anos que não possuo um carro próprio. Obviamente, durante esse período já caminhei inúmeros quilômetros, “bati perna” até abrir a sola de alguns modelos de All Star e, pelas ruas da vida, exerci um viciante e eterno exercício de observação.
Foi exatamente em uma caminhada entre o Paraíso e a Consolação que me lembrei do ensaio do fotógrafo inglês Jonathan Daniel Pryce, que tirou 100 fotos em 100 dias de 100 barbudos em Londres. O ensaio “100 beards, 100 days” viralizou e depois de tanto sucesso virou até livro — inclusive o Jonathan está fazendo esse ensaio pela terceira vez e hoje é o seu nono dia.
Então eu resolvi beber dessa mesma fonte, mas decidi fazer uma proposta muito mais singela do que a do britânico. Simplesmente segui minha rotina semanal, carregando durante as minhas caminhadas uma máquina fotográfica pendurada no pescoço e pedindo para fotografar as barbas que eu julgava ser as mais legais. Uma foto simples. Sem tratamento de imagem, sem maquiagem, sem fazer uma série de cliques: apenas uma foto.
Outra coisa que fiz questão foi a de tornar essa “brincadeira” mais democrática. Tentei abranger barbas dos mais diferentes estilos, oriundas de rostos das mais variadas classes sociais e etnias. Acho que isso trouxe mais brasilidade pro ensaio e o aproxima mais das pessoas. Espero que gostem!
Comentários